Desenvolvimento Pessoal

Com quem você atravessaria o inferno

Foto de um casal caminhando entre as árvores

No filme “Amor além da Vida”, estrelado por Robin Williams, Annabella Sciorra e Cuba Gooding Jr.. O personagem de Williams, vivendo sua vida após a vida, descobre que sua amada, dominada pela dor de perder o marido e seus dois filhos, se suicida.

E o pior, ele jamais a verá, pois segundo a filosofia do filme (e de algumas religiões) os suicidas vão para o inferno ou algo equivalente. Ele decide impetrar uma jornada através desse ‘inferno’ apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá.

Para não contar o filme todo, pois vale a pena assisti-lo, em um determinado momento o Chris (personagem de Williams) lembra, durante seu périplo, que um dia ele tinha dito para o seu filho que se tivesse de cruzar o inferno gostaria de tê-lo como companheiro.

Quantos infernos atravessamos…

Gosto dessa metáfora. Quantos ‘infernos’ não atravessamos nas nossas vidas? Em diversas ocasiões, nós, os intocáveis, os fortes, os privilegiados, os imortais, nos deparamos com situações em que o desespero está à espreita. A perda de um ente querido, uma separação, enfim, uma situação traumática ou depressiva. Respiramos fundo, nos agarramos a nossa fé, choramos e começamos a jornada.

Nesses momentos, às vezes, achamos que não podemos contar com ninguém. Mas não é verdade. Família, amigos e, às vezes, pessoas que a gente nem conhecia, se ombreia conosco e torna essa marcha menos pesada. Menos dolorosa.

Nossos anjos

Entretanto, a questão aqui é: quem você escolheria para te fazer companhia nessa travessia? Pense e esteja preparado para se surpreender. Mas, não se decepcione ou se culpe pela sua escolha. Não existe resposta certa. Muitos escolherão seu parceiro/parceira, cônjuge, namorado/namorada. Outros, irmão/irmã, amigo/amiga, pai/mãe. E por que não o filho/a filha?

Durante a nossa fantástica jornada rumo ao paraíso (que cada um coloque o significado que acredita nessa expressão) somos e seremos acompanhados por diversas pessoas. Cada uma com a sua contribuição e com o tempo e a distância que lhe cabe. Todas terão a sua importância. E na maioria das vezes nós não a escolhemos.

É quase certo que durante essa cruzada tenhamos que aprender a atravessar alguns infernos: quem estará lá com você? Quem você escolheria? E mais: estaria disposto a ajudar alguém a atravessar algum inferno? Quem?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments