O DISC tem fundamentação teórica e algoritmos gerados a partir do trabalho do psicólogo norte-americano William Moulton Marston.
Sua publicação em 1928, “Emotions Of Normal People”, aborda a forma como as pessoas se comportam para buscar prazer e evitar a dor – os principais movimentos naturais da humanidade.
No livro, o cientista sistematizou modelos de interação humana a partir da interdependência das emoções, das ações e dos ambientes.
Marston é também conhecido por ter criado a Mulher-Maravilha e ter inventado o polígrafo, conhecido como detector de mentiras.
Padrões básicos do comportamento
A palavra DISC vem dos quatro padrões básicos do comportamento humano, identificados pelo pesquisador: Dominante, Influente, Estável e Conformidade (Cautela).
D – Dominante
Profissionais que apresentam o perfil comportamental Dominante D têm como características marcantes competitividade, agressividade, velocidade de decisão e foco em resultado.
Por serem muito enérgicas, seus movimentos são rápidos, expansivos e firmes, gostam de correr riscos e de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Estão sempre correndo contra o tempo, mesmo quando não estão atrasados.
Sua palavra de ordem é DOMINAR, adoram ter o controle e o poder sobre tudo e todos.
I – Influente
As características principais do perfil comportamental Influente I são receptividade, facilidade em se comunicar e expressar-se, otimismo e extroversão. Os profissionais deste padrão têm seu foco em se relacionar com as demais, são espontâneas e entusiastas.
Tendem a ser populares por onde passam e, como ponto de referência, acabam tendo facilidade para influenciar a todos. Muito falantes e emocionais, acabam deixando de lado a necessidade de ouvir, podendo desmotivar quem está do outro lado apenas como expectador.
Pessoas com este padrão de comportamento gostam de ser o foco das atenções e podem prometer demais, porque são muito otimistas e ansiosas por aprovação social. Os outros podem percebê-los como pessoas descuidadas, impulsivas e com dificuldade para fazer acompanhamento, devido à falta de atenção aos detalhes.
A palavra de ordem aqui é INFLUENCIAR, conquistar o que outros têm dificuldade eleva a motivação do padrão I às alturas.
S – eStável
Os indivíduos de padrão Estável S são calmos, prestativos, pacientes, modestos e descontraídos. ALTRUÍSMO é a palavra de ordem que os representa.
São ansiosos para ajudar, leais e, muitas vezes excelentes membros de equipe. Falam calmamente e com serenidade e têm habilidade para ouvir, independentemente da situação em que se encontrem.
Pode anular sua necessidade para atender a do outro. Confiáveis e equilibrados com as tarefas e pessoas, são muito persistentes e evitam mudanças que não estejam pautadas em seu senso de justiça ou segurança.
Prezam por estabilidade, portanto decisões impulsivas ou automáticas são coisas que não se pode esperar desse perfil. Eles podem ser muito dispostos a trabalhar o que, por vezes, é uma grande vantagem.
Outros podem percebê-los como muito lentos, presos a um “status quo”, indecisos, teimosos e até mesmo silenciosamente ressentidos.
C – Conformidade
Pessoas que apresentam o padrão Conformidade C são precisas, lógicas, factuais, analíticas e cuidadosas. Elas necessitam ter o controle do ambiente e dos fatos para que não contém com o fator surpresa, assim como o padrão S, também, não gostam de mudanças e fazem de tudo para manter a ordem do ambiente, evitando ter de mudar a direção.
Gostam de dados, informações e análises e por serem mais racionais dão prioridade aos resultados. São introspectivas e reservadas, preferem trabalhar no silêncio, concentradas e com pessoas que tenham as mesmas características que elas.
A palavra de ordem que define este padrão é CALCULISTA, pois são focadas em tarefas e em garantir que as coisas sejam feitas corretamente.
Quatro padrões, milhões de perfis
Profissionais com perfil ‘puro’, isto é, 100% um dos padrões citados acima, na realidade não existe.
Somos um pouco de cada um desses perfis e você é único devido a intensidade de cada um deles na sua vida, no seu comportamento.
O DISC proporciona o entendimento do padrão de comportamento que rege suas atitudes na vida pessoal e profissional. E essa compreensão pode apoiar estratégias comportamentais para reforçar seu potencial e desenvolver aquilo que ainda está adormecido e pode gerar um impacto positivo bastante relevante em todas as áreas da sua vida.
Aplicação do DISC
O DISC tem sido utilizado por muitas empresas para contribuir com uma gestão eficiente de Recursos Humanos, seja no momento do recrutamento e seleções, como também na definição de capacitação e outras ações para o desenvolvimento das equipes.
Os processos de Coaching e de Mentoria, contratados pelas organizações ou pelo próprio interessado, utilizam também a avaliação DISC. Obviamente, os profissionais – Coachs e Mentores – devem ser habilitados para te dar uma boa devolutiva. Só não recomendo a versão simplificada e gratuita que você encontra na internet.
Lembre-se sua carreira é uma das coisas mais importante da sua vida. E o autoconhecimento não tem preço.
Na próxima semana conversaremos sobre o MBTI.