Esta é a última parte do artigo sobre ferramentas utilizadas na jornada de autoconhecimento. Anteriormente apresentamos a Teoria dos Pontos Fortes; o Perfil Comportamental DISC; e o Perfil Psicológico MBTI.
Agora é a vez das Forças de Caráter.
Via Forças de Caráter
Essa avalição tem como base um grande estudo desenvolvido pelos psicólogos Martin Seligman e Christopher Peterson – publicado em 2004.
Ambos acreditavam que nós temos a possibilidade da escolha: viver uma vida focada no que é positivo ou olhar somente os aspectos negativos. E com esse raciocínio, eles decidiram entender qual é a melhor versão do ser humano.
Para isso, identificaram em todo o mundo – atualmente e na história – virtudes em comum das pessoas nas mais diversas religiões, tradições, filosofias e culturas.
As seis virtudes humanas
Durante anos, a equipe desses pesquisadores, procurou coincidências na Bíblia, no Alcorão, no Bushido (código samurai), nas culturas do Ocidente e do Oriente, nas filosofias de Platão e Aristóteles. Também leram sobre Santo Agostinho, Buda, Benjamin Franklin e diversos outros pensadores.
Assim, 6 virtudes de caráter foram identificadas em todo o planeta no decorrer de mais de 3.000 anos de história. Elas são Universais e Atemporais:
- Sabedoria
- Temperança (Moderação)
- Humanidade
- Coragem
- Justiça
- Transcendência
Aqui, infelizmente, não teremos tempo para detalhar o significado de cada uma delas.
As 24 forças de caráter
Cada Virtude é composta de algumas características que eles chamaram de Força, totalizando 24.
Todos nós possuímos essas 24 Forças e as expressamos em maior ou menor intensidade e essa variação nos faz singular.
As Forças nos permitem entender as virtudes, pois elas podem ser observadas e até mensuradas, enquanto as Virtudes são abstratas.
Faça o seu teste
O teste padrão das Forças de Caráter é gratuito. O site é em inglês (Personality Test, Personality Assessment: VIA Survey | VIA Institute (viacharacter.org), mas permite que você mude o idioma. Responda a avaliação e se permita a ter um encontro consigo mesmo.
Pode ser que alguma Força apareça, na sua opinião, mal localizada (ou entre as primeiras ou entre as últimas). Isso costuma acontecer quando uma situação específica que você está passando exige muito desta Força (aí ela aparece nas primeiras posições) ou o contrário. Mesmo, você tendo uma determinado força pode não está exigindo dela no momento fazendo ela aparecer nas últimas posições.
Suas forças de assinatura
A melhor maneira de encontrar suas Forças de Assinatura, aquelas que te identificam precisamente é fazer as seguintes perguntas a cada uma das Forças:
- Esta força é ESSENCIAL na minha vida?
- Esta força é ENERGIZANTE para a minha vida?
- Esta força é ESPONTANEA na minha vida?
As Forças que receberem os três sim (normalmente de 4 a 7) são o que chamamos Forças de Assinatura ou Essenciais.
Não deixe de fazer o teste. Com certeza será mais um passo na Jornada mais fantástica da sua vida.
Creio ser apropriado concluir essa série de artigos com a famosa frase gravada na entrada do Templo de Delfos, na Grécia e utilizada por Sócrates:
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum.