CarreiraDesenvolvimento Pessoal

O começo de tudo

Imagem de um homem pensando

Em um outro artigo (A viagem mais fantástica da sua vida) afirmei que a jornada para dentro de nós garante um glorioso prêmio.

E que prêmio é esse? Simplesmente ter o controle da sua vida. Impagável.

Na prática, como afirmam dez entre dez especialistas em desenvolvimento humano, o autoconhecimento é fundamental para o nosso bem-estar pessoal e sucesso profissional.

Conhece-te a ti mesmo

Somos únicos e complexos, resultado de uma gama de variáveis, que resultam em processos mentais que, por sua vez, regem a maneira como nos comportamos e respondemos às situações externas.

Conseguir identificá-los e compreendê-los é essencial para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Confuso?

Vou dar um exemplo. Fui procurado por um colega de trabalho com uma grande dúvida. Havia duas vagas na sua área e ele não sabia a qual se candidatar. Uma era uma função gerencial e a outra técnica. Depois de um longo café-mentoria, e ele saiu da sala convicto que seu caminho era o operacional e não o gerencial.

Mágica? Quem dera. Apenas lhe dei a oportunidade de refletir sobre suas motivações mais profundas e ele percebeu que a função gerencial seria apenas para atender as expectativas das pessoas.

Você no controle

O processo começa internamente e se expande para todas as áreas de nossa vida. Altera significativamente a forma como uma pessoa percebe o mundo e toma decisões.

Quem conhece a si mesmo se torna dono da sua trajetória. Começa tendo consciência do que lhe motiva e quais são as conquistas que lhe trazem o sentimento de realização e não apenas um prazer momentâneo, podendo chegar até a definição do seu propósito.

E como começar?

Existe uma centena de opções. Uma para cada tipo de pessoa. Se somos únicos, é natural que o que serve para mim pode não servir para você.

Em alguns casos, para pessoas disciplinadas e que já tenham experiência em processos dessa natureza, algumas práticas podem fazer a diferença, tais como:

  1. O autoquestionamento – consiste em se fazer perguntas do tipo: como eu ajo; o que me faz feliz; quais são meus pontos fortes? Respostas honestas e corajosas a essas perguntas podem te surpreender.
  2. Explorar novas experiências – eu não arriscava nem em pedir um prato diferente. Claro que você não é obrigado a gostar, mas se dê a oportunidade de dizer a si mesmo o que achou.
  3. Tire um tempo para si – Reserve momentos de silêncio para reconectar com si mesmo. O silêncio é uma das maneiras mais poderosas que temos para ouvir a nós mesmos, ouvir nossa intuição e nos conectarmos com nossa essência e nossa verdade.  
  4. Meditação e ioga – práticas milenares que te colocam em contato com você mesmo.
  5. Exercitar a gratidão – Sei que é um clichê, mas pesquisas e mais pesquisas têm demonstrado o poder dessa prática.

Não consigo fazer sozinho

Em outros casos, procure ajuda de profissionais como Consultor, Orientador Profissional, Coach, Mentor e Psicólogos. Lembrando que a psicoterapia é de exclusividade desses últimos.

Tem milhares de vídeos na internet com profissionais reconhecidos ensinando como se fazem exercícios físicos. Algumas pessoas preferem ou precisam de um personal training.

Prêmio glorioso

Conquistar o autoconhecimento pode parecer difícil, mas, com organização e foco, é possível.

O resultado vai te surpreender e te ajudar a ter uma vida bem-sucedida em todos os aspectos. Para estar bem com o mundo, principalmente o mundo do trabalho, é preciso estar bem consigo primeiro.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Paula

Excelente conteúdo, Miguel. Uma boa leitura pra reflerirmos um pouco. 🤩👏