Carreira

O papel da sua história em uma entrevista de seleção

Mulher participando de uma entrevista de seleção

Quem já não teve uma crise de ansiedade na véspera de um processo seletivo? Que nunca teve dúvidas sobre o que responder numa entrevista de seleção?

Gerir Sua Carreira é também se preparar para um processo seletivo. Afinal, é o instrumento utilizado por muitas empresas para a definição final de quem ocupará aquela vaga. Então, considere relevante esse momento.

Sua apresentação

Todo analista de RH vai lhe dizer, que tanto a sua própria apresentação pessoal quanto do currículo é importante. Entretanto, a minha experiência como selecionador aponta que ela reprova, é verdade, mas não aprova.

Não conheço nenhum caso de os recrutadores optarem por alguém devido o currículo está bem apresentado e com as informações bem distribuídas e organizadas. Também não testemunhei nem um candidato ser aprovado por estar vestido adequadamente.

Entretanto, já presenciei tirarem pontos – que foram decisivos para a desclassificação – devido a essas apresentações (pessoal e currículo) estarem aquém do esperado.

A entrevista começa antes, bem antes…

A parte que antecede uma entrevista é mais importante que a própria. Lá dentro você não vai mostrar o que você não é e os dias que antecedem não serão suficientes para você adquirir todas as competências exigidas para o cargo.

Então, a preparação para a entrevista começa bem antes, anos antes. Muito tempo antes de se saber se você um dia participara de um processo seletivo.

Isso significa, que desde sempre você está se preparando, sabendo ou não, para suas entrevistas, que pode ser em um processo formal ou um encontro com seu diretor em um elevador. Inclusive, agora mesmo, ao ler esse artigo você está se preparando para aquele momento.

Leva vantagem quem sabe disso (que estamos sempre nos preparando para momentos decisivos para a nossa carreira), pois, pode aproveitar melhor as oportunidades de desenvolvimento; de entregar um trabalho com qualidade e no prazo; de se posicionar eticamente; de ter uma performance melhor sempre.

Sua trajetória e a entrevista

Mas, vamos a entrevista propriamente dita. Ela é a oportunidade de você defender a sua trajetória e convencer os entrevistadores que a vaga é sua.

Se você não for aprovado, significa que você falhou nessa missão – acontece – e que alguém teve sucesso.

Para que você defenda sua trajetória duas coisas são essenciais:

  1. Que ela – sua trajetória – seja boa o suficiente. Isto é, que suas experiências e formação sejam ricas o bastante para o nível de exigência daquele processo em questão.
  2. Que você tenha uma boa narrativa para fazer essa defesa.

Construindo sua trajetória

Sua trajetória é construída a longo prazo e, como já falei, construída muito antes da entrevista. É toda a Sua Carreira até ali: as posições que você já ocupou; os cursos que você já fez; o idioma que você domina; as experiências, profissionais ou não, que você já teve.

Já conversamos isso aqui em outros vídeos, é a Sua Carreira, Sua Responsabilidade (veja o artigo o problema é teu).

Desenvolvendo sua narrativa

Quanto à Narrativa, essa pode ser elaborada pouco dias antes da entrevista. Pode, inclusive, ser ensaiada diante de um espelho ou de uma pessoa que possa te dar um feedback honesto. Pode até gravar com um celular e rever várias vezes.

Não estou dizendo que você deve interpretar algo que você não é ou não fez. E sim, que o que você é e fez pode ser dito de uma forma mais articulada e positiva.

Uma vez perguntei a uma candidata sobre um intercâmbio que ela fez na Austrália e que constava do seu currículo.

Ela ficou visivelmente incomodada com a pergunta e respondeu que aquilo foi uma aventura de jovem e que profissionalmente, só serviu para melhorar o Inglês, não tinha aprendido nada relevante, pois só tinha trabalhado em uma lanchonete.

Com certeza ela poderia ter contado esta história de outra forma e ter evidenciado para a banca os ganhos dessa experiência. Não há como passar um ano morando em um outro país e só aprender a língua.

A narrativa é contar a sua história – ou parte dela – de uma forma coesa, evidenciado o que você aprendeu com aquela experiência e como você tem usado esse aprendizado.

Por fim, cuide da sua trajetória diariamente e aprenda a apresentá-la em forma de narrativa.

Tenho certeza de que você sairá melhor na sua próxima entrevista.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments