O nome oficial da ferramenta é Avaliação CliftonStrengths. Foi desenvolvida pelo psicólogo americano Don Clifton, fundador da Selection Research, que mais tarde se fundiu com a Gallup.
Don liderou uma equipe de cientistas que pesquisou, durante 40 anos, e categorizou os talentos das pessoas mais bem-sucedidas de quase todo o mundo, em todas as áreas e em todos os níveis hierárquicos e salarial.
O estudo identificou, numa linguagem mundial, 34 talentos mais comuns da humanidade e que, numa maior ou menor escala, estão presentes em cada um de nós. Todos nós temos TALENTOS.
E o que são Talentos?
Os Talentos juntos, explicam de uma forma simples, mas profunda, o sucesso das pessoas, nas mais variadas atividades.
O pesquisador agrupou os 34 talentos em 4 dimensões: Pensamento Estratégico; Construção de Relacionamentos; Influência e Execução.
Individualmente, cada talento oferece uma maneira de descrever o que você naturalmente faz melhor ou o que você pode precisar da ajuda de outras pessoas para realizar.
Uma das conclusões do estudo – que é uma das diferenças marcantes de outras teorias comportamentais – é que você não pode ser tudo o que você quiser, mesmo que se dedique muito para isso.
Os pesquisadores perceberam que o esforço e a energia que você vai desprender para se tornar um expert em alguma coisa, não surtirá o efeito necessário se você já não tiver algum talento para aquilo.
Investindo nos seus Talentos
O Talento é essencial, mas é necessário um esforço deliberado para aperfeiçoá-lo. Ou seja:
Talento – maneira natural de pensar, sentir ou se comportar
Investimento – tempo e energia dedicados à prática deliberada e ao desenvolvimento de suas habilidades e de seus conhecimentos.
Ponto forte – capacidade de apresentar de modo consistente um desempenho próximo a perfeição.
De acordo com a teoria, investir em algo que não é um talento o resultado será desproporcional ao esforço.
Ou seja, você não pode ser o que quiser, mas pode ser melhor do que já é.
Assim, para você saber onde investir seus recursos (tempo, energia, dinheiro) é preciso conhecer os seus cinco talentos dominantes. Daí a importância do assessment da Gallup.
Lembramos que para analisar o resultado dessa avaliação, o profissional precisa ser habilitado para tal.
Na próxima semana conversaremos sobre o Perfil Comportamental DISC.
Boa caminhada.