CarreiraDesenvolvimento Pessoal

Posso terceirizar minha carreira?

mulher na frente de um computador pensando

Estamos na era da terceirização. Ou outsourcing, como prefere alguns. Trata-se de uma forma de organização estrutural em que uma empresa transfere para outra algumas das suas atividades.

O objetivo é reduzir custos e dedicar energia em atividades mais nobres, aquelas que trazem mais resultado para a organização.

Terceirizamos quase tudo

Esse conceito já era nosso conhecido, mesmo que não utilizássemos esse pomposo nome. A muito que pagamos a alguém ou a uma empresa para fazer algumas das nossas atividades.

E com a pandemia essa lista cresceu: lavar o carro; resolver alguma necessidade burocrática; fazer e entregar a comida; e tantas outras coisas. Alguns tentam terceirizar até a educação dos filhos. Em tese, ganhamos tempo e energia para focarmos em algo que consideramos mais importante.

Deixe sua carreira nas mãos de terceiros

A ideia é tentadora. Será que podemos aplicar esse conceito na gestão de carreira? Algo como: você se dedicaria mais as suas atividades, suas entregas, seu desempenho e deixaria a sua carreira ser gerida por outra pessoa. Interessante?

E quem seria essa outra pessoa? Candidatos é quem não faltam. E eles não cobram nada. Pode ser um colega de trabalho; seu superior hierárquico; um amigo; seu companheiro ou companheira; ou sua própria organização. Aliás, alguns desses já tentam fazer isso.

Seu colega pode ficar de olho nas oportunidades de crescimento na organização. Você poderia confiar ao seu chefe sua próxima ascensão como reconhecimento das suas entregas. O amigo ficaria responsável de identificar vagas no mercado que atendam às suas inspirações. Seu companheiro ou companheira pode te dizer quais competências você deveria desenvolver. Ou sua organização poderia fazer tudo isso por você. O que acha?

Por muito tempo for assim

Se você acha estranha essa ideia, saiba que, em virtude da influência da Escola de Administração Científica, as carreiras, por muito tempo, foram competência exclusiva da empresa, cabendo às pessoas submeterem-se aos seus desígnios.

A carreira como fruto da relação estabelecida entre o empregado e a empresa, buscando atender as perspectivas de ambos só aparece no final do século passado e só se consolida nas duas últimas décadas. E é provável que algumas empresas ainda cultive a visão anterior.

E as vantagens?

Bom, você poderia direcionar seu tempo e sua energia para melhorar o seu desempenho. Dedicar-se um pouco mais a sua família e amigos. Afinal ter o controle da sua carreira exige um pouco de dedicação e, em alguns momentos, é estressante.

Com sua carreira nas mãos da sua organização você poderia se abstrair das contendas da arena política, que é o mundo do trabalho: a competição, os conflitos e os exaustivos processos seletivos.

E as desvantagens?

Obviamente, todo processo terceirizado tem risco. As empresas que terceirizam algumas das suas atividades criam estruturas para supervisionar a qualidade do serviço que está sendo contratado.

Quando você contrata alguém para fazer e entregar suas compras, às vezes tem o dissabor de encontrar uma fruta estragada ou sentir a falta de um produto que iria usar ainda no almoço.

Com a sua carreira não seria diferente. Você correria um risco muito maior do que os exemplos acima, pois nos casos em questão são relações protegidas por contrato e há como responsabilizar aqueles que não entregaram o que foi acertado.

A responsabilidade

Mesmo que você deixe sua carreira nas mãos de terceiros a responsabilidade continua sendo sua.

  • Você não poderá chamar atenção do seu colega que deixou passar uma boa oportunidade.
  • Não é possível exigir uma indenização do seu chefe que deixou de lhe nomear naquela vaga ‘feita para você’.
  • E o que você vai fazer com o seu amigo que nunca identificou vagas no mercado?
  • Tem certeza de que vai brigar com o seu companheiro ou companheira por não te dizer quais competências você deveria desenvolver?
  • Ou vai pedir demissão porque sua organização não cuidou da sua carreira como você gostaria?

A decisão

Muitos profissionais têm terceirizados suas carreiras. É tanta coisa para fazer no dia a dia que nunca pararam para pensar que a carreira é um dos aspectos mais importante das suas vidas e que precisa ser cuidada.

Em casos raros, a sorte favorece e chegam a posições nunca sonhadas – muito menos planejadas. Conheci alguns sortudos.

A maior parte que terceirizam sua carreira, chegam em certa altura da vida e percebem que não tiveram o sucesso profissional que julgavam merecer, pois se dedicaram e apresentaram bons resultados. E isso devia bastar.

Ter sua carreira sob controle não lhe garantirá sucesso, apenas maior probabilidade de isso acontecer.

Terceirizar sua carreira ou não é uma decisão sua. E essa decisão você não pode terceirizar.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments