CarreiraDesenvolvimento PessoalFelicidade

Sextou!

foto com apetrechos de férias: toalha, óculos escuros etc.

Amo as sextas-feiras. E quem não?

Sexta-feira é o último dia de uma semana de trabalho, anuncia que terei dois dias para relaxar. Para mim é uma espécie de mini final de ano. O cansaço dá lugar a uma euforia. O trânsito fica até mais leve, mesmo que congestionado.

Natal semanal e pequeno réveillon

Sábado e domingo parecem natal e réveillon semanais. São mágicos, especiais e necessários. Mesmo os workaholics precisam de uma sombra para descansar para recomeçar novamente.

Natal e réveillon! Fico pensando nos significados dessas palavras. Natal é nascimento. Réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “despertar”.

Pois é. Se sexta é o fim de um período, sábado, então é hora de renascer (nosso Natal semanal) e domingo é hora de despertar (pequeno réveillon).

Privilégio

Descansar na rede (sou nordestino), apreciar a família e os amigos. Um bom filme, às vezes um passeio no parque. Ler e escrever. Faz tempo que não danço, mas aproveito para comer e beber bem. Sempre com espaço para o Sagrado.

Que privilégio termos dois dias para usufruir as conquistas dos demais dias da semana, do nosso trabalho que realizamos de segunda a sexta (alguns até no sábado).

Na noite do domingo, aquelas duas palavras me vêm novamente à mente: nascer e despertar.

Na semana

Assim, amo também a segunda. Acordo cedo, faço minha caminhada e, enquanto como algo, já organizo o que farei nos próximos dias. Gosto muito do que faço (nem sempre foi assim). Hoje sei exatamente o tamanho do impacto que minhas ações têm na vida das pessoas.

E assim também é a terça, onde o esforço de fazer a diferença para os parceiros e clientes é sempre o maior desejo. Amo as terças-feiras.

E se as pessoas, na quarta, pudessem sair da nossa presença melhores que quando chegaram?…

Creio que não precisamos esperar o Natal para nos questionarmos sobre o que fizemos. Quinta, no final do dia, voltando para casa, ou antes de dormir, são bons momentos para isso.

O cansaço, na sexta, nunca é maior que os sonhos acalentados e perseguidos. E quando chega o final do dia (ou da semana) a felicidade – que não conhece calendário – está lá sempre presente.

A regra é ser feliz todos os dias

Só não obedeço a essa ordem. Cada semana é única. Às vezes, me organizo na sexta; esforço-me para fazer a diferença na quinta; o cansaço e os sonhos aparecem na quarta; atendo as pessoas na terça e me pergunto o que fiz na segunda. Ou faço tudo isso em um só dia. E não tem dia para dar atenção à família e aos amigos.

O que é regra mesmo é o seguinte: quanto mais eu faço tudo isso mais o meu final de semana é incrível. Quanto mais eu faço tudo isso menos tem diferença entre os dias da semana.

Bom final de semana!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments