É comum em palestras, artigos e livros sobre sucesso profissional constar uma série de fatores que você precisa dar atenção: autoconhecimento, objetivo, metas, confiança, garra, liderança, trabalho em equipe, networking, persistência, planejamento entre outros.
Raramente encontramos o papel dos valores ou princípios no sucesso de uma carreira.
Espero que o motivo seja que a questão é basilar, fundamental e óbvia. Sendo assim não seria necessário dedicar tempo a ela.
A premissa é verdadeira: nada é tão basilar quantos os princípios em toda e qualquer atividade humana.
A conclusão, por outro lado, é falsa. Precisamos, sim, falar e discutir sobre princípios.
Precisamos falar sobre isso
No artigo A ética não é natural comparei a ética – e serve para qualquer princípio ou valor – com uma brasa. Se distante do fogo, isto é, se não conversamos sobre, tenderá a esfriar e virar um simples carvão. Para que seja uma brasa que irradie calor e luz é sempre necessário a presença do fogo. É preciso atiçar essas questões.
A sociedade como nós a conhecemos é nova. Até pouco tempo a luta pela sobrevivência fazia com que valorizássemos a violência e a força. Era a lei do mais forte.
Hoje, além da ética, é preciso cultivar outros valores para se ter uma carreira de sucesso. A reputação profissional é mais importante que as competências necessárias para o exercício da função e do que o próprio desempenho. É sem dúvida, o bem mais valioso de um profissional.
De que adianta um currículo cheio de cursos e uma promessa de alta performance se não se pode confiar nessa pessoa?
E por que os valores são importantes?
A questão, infelizmente, não é moral. As empresas preferem profissionais de valores sólidos não porque ela é ‘boazinha’ ou comunga com esses valores. A questão é que são os nossos valores e princípios que orientam nossas ações e decisões.
Se você mente e engana seus clientes para aumentar suas vendas, qual a garantia que você também não vai mentir e enganar a própria empresa?
As consequências de uma má reputação
Sei que você pode achar (e até conhecer um caso) que aqueles que agem de maneira desonesta conseguem ter sucesso mais rápido. Fui gerente de gestão de pessoas por mais de doze anos e acompanhei muitos casos de pessoas que assim tiveram sucesso a curto prazo, mas suas decisões ruins foram desmascaradas e tiveram que deixar a empresa pela porta dos fundos.
Uma imagem ruim pode, entre outras coisas:
- Diminuir a rede de contato do profissional e, por consequência, terá menos indicação (em casos mais graves, indicação nenhuma);
- Dificultar (ou até impedir) a contratação ou promoção;
- Arranhar a reputação da própria empresa. O que é outro motivo para as organizações não quererem esse ‘profissional’.
E quem constrói nossa reputação
A boa notícia é que é você que constrói a sua reputação. Cuide dela como um azulejo bem liso, que mesmo que alguém jogue alguma lama não se fixará.
É verdade que podemos nos envolver involuntariamente em algumas situações inevitáveis. Mas, na grande maioria do tempo seu comportamento só depende de você.
E a melhor maneira é agir de forma tão clara e transparente que não haverá espaço para que pensem de outra forma.
Construir uma reputação positiva leva tempo e pode ser destruída num estalar de dedos. E sua carreira com ela. Muitas vezes é impossível restaurar sua imagem. Pelo menos não são nzaçõe mesma organização.
Daí a necessidade de lustrar sua imagem todos os dias. Toda e qualquer decisão tem que passar pelos critérios de valores e princípios éticos.
Relação entre Valores e Competências
Você se casaria com alguém infiel? Acredito que sua resposta foi não. Vamos aprofundar. Você se casaria com alguém que fosse fiel, mas não fosse companheiro(a), carinhoso(a), não lhe fizesse rir, não lhe elogiasse, não lhe aceitasse com você é, ou seja, seu único atributo é ser fiel. Tenho certeza de que sua resposta também foi não.
É isso. Ninguém contrata ou promove alguém sem princípios. Mas, é preciso ter competência, além disso.
Os princípios são como como o chassi de um carro. Nele é fixado o motor e as rodas que fazem o carro andar, mas sem o chassi não há carro.
As competências são essenciais para que você performe e as competências precisam se assentar em um lastro confiável, os valores.
E que valores são esses?
Muitos são os valores relevantes para as empresas na hora de contratar ou de promover. Veja os principais:
- Ética;
- Honestidade;
- Responsabilidade;
- Atitude Positiva;
- Resiliência;
- Autoconfiança
- Crescimento Contínuo;
- Excelência.
Uma dica
Valores podem também ser uma chave para se tomar decisões. Funciona assim: quando você receber uma proposta, se deparar com uma oportunidade ou tentação, respire fundo e coteje seus valores com o que precisa decidir. Você verá que a decisão ficará clara e fácil.
Um exemplo: você é convidado para assumir uma função que sempre sonhou. Só que a posição fica a dois mil quilômetros de onde você mora com a sua família (cônjuge e filhos). Você vai ou não?
Basta submeter a questão aos seus valores. A resposta surgirá límpida e, seja qual for, você não sofrerá com ela.
Que texto ótimo! Me fez refletir em diversas situações que já vivi ao longo dos anos na empresa que trabalho atualmente. E também como agir daqui para frente.
Que bom que você gostou.