Carreira

Qual é a sua inclinação profissional?

mulher no trabalho sentada próxima a um computador

Alice perguntou: Gato Cheshire… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

– Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

– Eu não sei para onde ir! – Disse Alice.

– Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Lewis Carroll, em Alice no País das Maravilhas

É possível que Carroll tenha lido Sêneca que afirmava que se a pessoa não sabe para qual porto está navegando, não há vento favorável.

Saber onde queremos chegar facilita a viagem

Pode até ser que você esteja cansado de ouvir essa frase e suas variações. Pode até ser, também, que você conheça alguém que mesmo não sabendo onde queria chegar se tornou uma pessoa de sucesso.

O que importa é que as pesquisas comprovam que a grande maioria das pessoas, empresas e nações de sucesso sabiam, desde cedo, onde queriam chegar.

E se isso é verdade para qualquer empreendimento, imagine para a sua carreira. Antes, portanto, de organizar e mobilizar os seus recursos, seja desenvolver competências ou melhorar sua network, é preciso definir o seu objetivo, ou seja, é preciso saber onde você quer chegar. E essa não é uma tarefa simples.

Fatores que ajudam a definir um objetivo de carreira

Focar apenas o degrau que está à sua frente pode ser uma armadilha difícil de escapar. Conheço vários profissionais, em cargos desejáveis, insatisfeitos com o que fazem. E um dos motivos desta insatisfação é o fato de nunca terem clareza de onde queriam chegar, queriam apenas subir na estrutura da empresa.

A definição de um objetivo de carreira perpassa por algumas questões, entre elas: seus valores; seu perfil comportamental e psicológico; o estágio atual da sua carreira; e sua inclinação profissional.

Em outros artigos, já nos debruçamos nos temas acima, veja:

Inclinação profissional

É comum ouvimos que determinado profissional ‘nasceu para isso’ e que outro ‘não dá para aquilo’. Essa percepção do senso comum encontra suporte na ciência que define inclinação profissional como sendo uma combinação de competência, motivos e valores que sustentam as nossas escolhas profissionais. São fatores dos quais você não abre mão.

A inclinação profissional como elemento de estudo científico, aparece primeiramente na pesquisa de Edgar Schein, que iniciou em 1961, envolvendo 44 alunos do programa de Mestrado da Escola Sloan de Administração, do Massachussets Institute of Tecnology – MIT.

Os alunos responderam um questionário visando identificar os seus valores, atitudes, comportamento e perfil comportamental. O cientista e sua equipe acompanharam os respondentes durante dez anos após concluído o mestrado.

O resultado apontou que aqueles que direcionaram a sua carreira em conformidade com seus valores, atitudes e objetivos, não só estavam tendo uma carreira de sucesso, como se sentia mais felizes que aqueles que estavam em desajuste com aqueles fatores.

Âncoras de carreira

Schein chamou esses fatores de âncoras de carreira, pois considerava que esses fatores garantiam proteção, amparo, abrigo. Outros autores acreditam que o termo pode dar a ideia de algo que te prende, que te segura. Assim, optamos pelo termo inclinação profissional.

Mais de vinte anos depois, Schein e Delong conduziram nosso trabalho que resultou na identificação de oito categorias de inclinação profissional.

Pesquisas posteriores e mais recentes afirmam que a inclinação profissional é tão importante que, além de não a descartar – mesmo em situação de crise – a pessoa define sua autoimagem em função desses fatores, que predomina em sua carreira.

Importância de conhecer sua inclinação profissional

Muitas são as opções de funções e cargos existentes no mercado: gerente geral; desenvolvedores; cargos técnicos; assessores administrativos; criar e gerenciar seu próprio negócio entre outros. Além disso, subindo um pouco o foco, temos as áreas: finanças, jurídico, serviços, tecnologia da informação; marketing, inovação e outras.

A definição de seu objetivo de carreira significa escolher com precisão o seu alvo, isto é, a área e a função dentro dessa área.  Ou, se você resolver empreender, que negócio você vai abrir.

Conhecer a sua inclinação profissional vai te ajudar a fazer essa escolha. E mais. Ao direcionar seus esforços e recursos para galgar uma função dentro do espectro da sua inclinação, a probabilidade de você ter sucesso e ser mais feliz é maior do que se o seu objetivo não contemplasse esse fator.

As oito inclinações profissionais

São as seguintes as inclinações profissionais identificadas:

  1. Competência Técnica
  2. Gerência Geral
  3. Autonomia e independência
  4. Segurança e Estabilidade
  5. Empreendedorismo
  6. Serviço
  7. Desafio Puro
  8. Estilo de Vida

No próximo artigo, listaremos as principais características, de cada uma das inclinações acima, que engloba autopercepções relativas a talentos, habilidades e atitudes, baseadas nas experiências efetivas e individualmente vividas.

Enquanto isso, que tal já ir pensando sobre qual é a sua inclinação profissional?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments